GEPMTE

Grupo de Estudos e Pesquisas Marx, Trabalho e Educação

LINHAS DE PESQUISAS:

1. Trabalho e Educação: Ontologia do Ser Social e Formação Humana

 

Esta linha de pesquisa tem como objetivo geral contemplar projetos de estudos e pesquisas voltados para o desenvolvimento da ontologia do ser social focalizando os processos que envolvem as várias dimensões da formação humana, considerando a dinâmica histórica do capital, desde a sua gênese, e o desenvolvimento do sistema capitalista mundial.

2. Trabalho e educação: formação profissional técnica e tecnológica dos trabalhadores na perspectiva da ontologia do ser social

 

Esta linha de pesquisa abarca projetos de estudos e pesquisas que procuram problematizar, compreender e analisar os diversos processos que envolvem a formação profissional técnica e tecnológica dos trabalhadores, considerando a dinâmica histórica do capital, desde a sua gênese, e o desenvolvimento do sistema capitalista mundial na perspectiva da ontologia do ser social.

 

 

PRINCIPAIS ATIVIDADES:

 

Ciclos de Estudos e Debates – Projeto de Extensão

 

O Grupo de Estudos e Pesquisas Marx, Trabalho e Educação realiza, desde 2013, o “Ciclo de Estudos e Debates” para propiciar um espaço de interlocução da produção acadêmico-científica realizada por diferentes pesquisadores com movimentos sociais, alunos, professores e demais interessados pela busca por uma sociedade mais justa e despida das diretrizes do sistema e do mundo do capital.

 

Neste sentido, os objetivos do Ciclo de Estudos e Debates são:

 

  • Fortalecer as linhas de pesquisa que desenvolvem investigações na interface da problemática Marx, Trabalho e Educação.

  • Proporcionar a discussão e reflexão sobre o atual estágio das pesquisas sobre o tema.

  • Promover intercâmbio de experiências e pesquisas possibilitando congregar pesquisadores e estudiosos de diferentes instituições.

  • Propiciar aos participantes um espaço para a problematização e elaboração de novos conhecimentos e campos de análise para suas investigações e intervenções nos movimentos sociais. 

  • Incentivar a produção e socialização de pesquisas e resultados sobre os temas propostos.

Participe do GEPMTE

Participe das reuniões e atividades do Grupo de Estudos e Pesquisas Marx, Trabalho e Educação. Entre em contato e saiba mais enviando uma mensagem.